quarta-feira, 30 de abril de 2008

Sleepers - Sentimento de Revolta.


Sleepers - Sentimento de Revolta - relata-nos a vida de quatro jovens (John, Michael, Shakes e Thomas) Nova Iorquinos, cuja imaginação e amizade não têm limites. Habituados às mais divertidas rebeldias, tudo lhes tinha sempre corrido bem, até que numa fatídica tarde de Verão a tragédia acontece, quando planeiam, inofensivamente e como era hábito entre os jovens, roubar um cachorro quente e fugir com o carrinho, acabando por ferir gravemente um transeunte, o que mudaria para sempre as suas vidas. Eles têm agora que enfrentar o dia a dia num "exemplar" centro de reabilitação juvenil - Reformatório de Wilkinson – onde foram condenados a cumprir pena e onde são humilhados de todas as formas possiveís, tendo inclusive sofrido abusos sexuais dos guardas. Quando voltam a encontrar-se, uns anos mais tarde, já em liberdade, cada um deles tem vidas muito diferentes. Michael tornou-se advogado, Shakes repórter, e os outros dois (Tommy e John) assassinos profissionais que, ao encontrar um dos guardas que abusara sexualmente deles, Nokes, o assassinam. O sentimento de vingança é algo que ainda os une, e, depois de sucessivas sessões no Tribunal não só para ilibar Tommy e John como também para incriminar o Reformatório Wilkinson e os respectivos guardas responsáveís pelos abusos sexuais, este drama acaba com o sucesso dos quatro jovens, dos quais Tommy e John acabam por morrer mais tarde.

Cláudia

O nosso grupo achou pertinente assistir a este filme e incluir algumas passagens do mesmo na Reportagem Final, por abordar assuntos relativos ao tema sobre o qual se debruça o nosso projecto, pelo que achámos positivo, após assistir ao mesmo, partilhar um pouco sobre o filme no nosso blogue.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Sentidos Para o Agir

Em pesquisas de grupo, encontrámos um livro que, apesar de ainda não termos um conhecimento literário do mesmo, achámos interessante divulgá-lo e já o adquirimos, inclusive, para o grupo, pois constitui uma ferramenta útil ao desenvolvimento do nosso projecto.

Sentidos Para o Agir, Sofia Cochofel Quintela, Celta Editora.

A compreensão e intervenção junto de jovens com problemas comportamentais/delinquenciais tem sido uma das preocupações da comunidade técnica e científica. A autora, Sofia Cochofel Quintela, como psicóloga e conhecedora desta problemática, sentiu a necessidade de procurar o sentido para o agir (delinquencial), adoptando uma visão dinâmica do psiquismo, numa altura em que, com a publicação e aplicação da Lei Tutelar Educativa, é repensada a intervenção do sistema de administração da justiça na área tutelar. A obra divide-se em duas partes: - A primeira - Sobre o Agir - na qual são sintetizados os diversos modelos de compreensão da delinquência e do agir subsequente, o meio e as condições que propiciam o eclodir deste tipo de comportamentos, terminando com uma sistematização diagnóstica relativa à psicopatologia das perturbações comportamentais; A segunda - Compreender o Agir - onde a autora apresenta a investigação efectuada através do estudo de alguns casos ilustrativos (histórias de vida de oito jovens), com o objectivo de compreender o funcionamento psicológico dos jovens com perturbações de comportamento e as regularidades desta população sem esquecer as singularidades individuais.

Pesquisa retirada de:

Cláudia e Catarina

terça-feira, 8 de abril de 2008

FIAR.

No passado dia 8 de Fevereiro de 2008, alguns elementos do grupo dirigiram-se até Linhó para visitar uma instituição de apoio a reclusos, cujo nome é FIAR - Fraternidade de Instituições de Apoio a Reclusos.

Quando chegaram foram recebidos pela Dr.ª Teresa Roque de Pinho, que coordena diversos projectos promovidos e divulgados pela instituição em questão.

Após uma longa conversa, os principais tópicos abordados foram relativos aos filhos dos reclusos. Deste modo, e como forma de ajudar estas crianças, o grupo disponibilizou-se para acompanhá-las num processo de inserção em campos de férias juvenis.

Gentilmente, a Dr.ª Teresa Roque de Pinho cedeu, ao grupo, a possibilidade de visita ao estabelecimento prisional feminino de Tires, que irá ser realizada dentro em breve.

Assim, esta visita à instituição FIAR contribuiu em larga escala para o desenvolvimento do nosso projecto, bem como para a montagem da reportagem final, já que nos foi permitida a gravação em vídeo da mesma.

Inês M.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Ponto de Situação e Perspectivas para o 3º Período

Neste início de período, o último, é importante fazer um balanço de como tem evoluído o projecto.

No último período (2º), o nosso grupo dedicou-se quase exclusivamente às visitas a diversas instituições com interesse para o nosso projecto, e gravação em vídeo das mesmas, nomeadamente os Salesianos de Manique, a FIAR, e o Centro Educativo de Bela Vista. Estas visitas correram bem e contribuiram em larga escala ao progresso do nosso projecto.

Quanto a este último período que agora se inicia, importa dizer que pretendemos continuar com a campanha de recolha de roupas a favor do Instituto Conde Agrolongo, embora com a devida relevância, sendo algo apenas complementar ao projecto central, pelo que é nosso objectivo focarmo-nos mais na realização do produto final (reportagem final), precedendo a todas as tarefas necessárias à mesma, tendo em conta a proximidade do final do ano e exiguidade temporal deste último período.

Assim, neste último período, o nosso grupo vai realizar a última visita a uma instituição – o Estabelecimento Prisional de Tires - , e se possível gravá-la, de modo a podermos incluir a gravação na nossa reportagem final. O nosso grupo já pediu, inclusive, à TVI uma cópia de uma reportagem que passou em Dezembro de 2007 cujo tema está relacionado com o nosso projecto – Reinserção Social -, pois, devido a problemas técnicos, não nos foi possível gravar a mesma. Gastaremos algumas aulas com filmagens do grupo e ainda de uma entrevista que faremos a um professor de Filosofia sobre o conceito 'Liberdade', de modo a enriquecer a Reportagem Final. Após tudo isto, pretendemos passar efectivamente à realização do produto final – a Grande Reportagem Final - , cuja apresentação pública vai ter lugar dia 21 de Maio, 4ª Feira.

Assim, esperamos ‘acabar em grande’ este projecto, com sucesso, tendo simultaneamente ajudado e feito a diferença na vida de alguém.
Cláudia