quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Visita aos Salesianos de Manique e entrevista ao Padre Luciano

No âmbito do tema fulcral do nosso projecto – a Reinserção Social – e com o objectivo de dar continuidade ao mesmo, o nosso grupo deslocou-se, no dia 15 de Janeiro por volta das 14h, aos Salesianos de Manique, a fim de entrevistar o Padre Luciano.

O nosso ‘interesse’ nesta visita era obter um maior contacto com a realidade da Reinserção Social, através de uma entrevista a alguém que já tivesse, anteriormente, trabalhado neste campo; neste caso, o Padre Luciano, colocado neste momento nos Salesianos de Manique, disponibilizou-se gentilmente para partilhar connosco um pouco da sua experiência nesse campo, cuja acção incidiu sobretudo sobre crianças e jovens retirados às famílias pelo Tribunal, quer por maus-tratos, quer por delinquência e inícios de criminalidade.

Na entrevista, incidimos especialmente sobre as instituições e casas onde já tinha estado, o que tinha feito mais especificamente, qual era o feedback dado pelos jovens dessas mesmas instituições, quais os casos/experiências que mais o marcaram, entre outros. Mostrámos, igualmente, interesse sem saber o que poderíamos fazer no âmbito da Reinserção Social para ajudar estes jovens, ao que o Padre Luciano apresentou várias hipóteses, sobre as quais nos iremos debruçar futuramente.

A entrevista foi inteiramente gravada (com a devida autorização do Padre Luciano), com o fim de constituir um elemento importante na montagem da nossa reportagem final.

Foi uma óptima experiência, que nos ajudou a contactar mais de perto, e cada vez melhor, com a realidade sobre a qual construímos este projecto.

Assim, agradecemos ao Padre Luciano e esperamos continuar com o mesmo sucesso com que chegámos até aqui!
Cláudia

Sem comentários: