terça-feira, 20 de novembro de 2007

Visita ao Institiuto Conde de Agrolongo (Associação Resgate)



Data da Visita: 12 de Novembro de 2007


Localização: Rua do Possolo, nº 16. Lisboa


Com a dispobilidade da Dra. Manuela Albuquerque, responsável pela Instituição, visitámos as instalações em Lisboa, para uma breve reunião. Nesta visita, não contactámos directamente com nenhuma jovem protegida pela Associação.


Sendo uma casa de acolhimento de raparigas, que se encontram em situação de risco, é importante referir que estas se devem essencialmente a:

- Negligência por parte dos familiares;

- Maus-tratos;

- Disfuncionalidade familiar.


Nesta instiutuição é preservada a identidade e a normalidade na vida da jovem ao máximo. Assim, é uma prioridade que as raparigas tenham hábitos, em termos de vivência familiar e social, o mais normais possível, dentro, obviamente, das circunstâncias (saídas à noite são permitidas mediante o coportamento e empenho escolar, havendo assim uma preocupação e um acompanhamento constantes nos estudos das visadas; as jovens frequentam a escola Josefa d'Óbidos ou cursos profissionais, consoante as suas aptidões).


É importante sublinhar as prioridades da instituição:

- Perspectiva de um futuro melhor;

- Perspectiva de um encaminhamento profissional;

- Trabalho constante para uma tomada de autonomia das raparigas;

- Incutir regras de comportamento e de convivência social.


Actualmente, encontram-se 22 raparigas com idades que vão desde os 12/13 até aos 21 anos. Entre elas há um sentido de pertença e de companheirismo quando se deparam com dificuldades escolares, mas também se verificam algumas rivalidades.


Notas:

- é considerada pela própria instituição, uma certa lacuna no que diz respeito a um acopanhamento após a saída definitiva das raparigas da casa;

- Foi-nos proposta uma campanha de recolha de peças de roupa femininas no colégio ao 3º ciclo e Secundário para ajudar a instituição, à qual desejamos corresponder afirmativamente. (assunto que vamos tratar a seguir).
Luísa.

Sem comentários: