sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Mas o que é afinal a REINSERÇÃO?

A Reinserção é um processo de integração que se inicia e desenvolve a par do processo de tratamento, promovendo desta forma a igualdade de oportunidades sócio-profissionais.

Para promover esta Reinserção, e fazer com que a sua acção seja realmente produtiva, é preciso tomar diversas medidas como forma de utilização de um método predefinido. Entre as quais identificar e caracterizar a diversidade de situações, sistematizar a intervenção, disponibilizar acções/ medidas adaptadas e uma avaliação contínua.

Mas por vezes esta acção não é assim tão simples, visto que nos deparamos com situações como o baixo nível de escolaridade, fracas qualificações profissionais, experiências profissionais precárias, ausência de famílias estruturadas e de redes de socialização e a ausência de rendimentos.

Em relação às áreas de actuação da Reinserção podemos referir o aspecto de alojamento, acompanhamento psicológico, orientação escolar e profissional e a integração profissional. (campos sobre os quais nos vamos debruçar com especial atenção)

É importante destacar que uma pessoa que se reabilitou passou por um complexo processo de alteração de comportamentos e atitudes, em termos pessoais, sócio-profissionais e de perspectivas de médio e longo prazo, fruto de um empenho terapêutico e emocional intenso, pelo não deve ser objecto de discriminação mas sim encarada como uma nova oportunidade para poder tornar-se uma cidadã de plenos direitos e deveres, assumindo ela própria a sua responsabilidade produtiva e construtiva e contribuição para o desenvolvimento do país.
Francisco

3 comentários:

Anónimo disse...

Parece-me optimo o vosso projecto.

Está nas vossas mãos transformar um projecto para uma disciplina para um modo de vida!

Continuarei a seguir-vos... :)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
laurapavao disse...

mutio bom este blogger,nos ajuda muito nas tarefas educativas academicas,continuem sempre assim.

beijos laura pavao.