sábado, 12 de janeiro de 2008

Ponto de Situação do Projecto


Após o início da campanha de recolha de roupas para respectiva doação ao Instituto Conde Agrolongo, integrada no âmbito da quadra Natalícia, resolvemos, no ano de 2008, dar continuidade ao projecto. Para isso, pretendemos dinamizar e divulgar mais a nossa iniciativa. Contactámos a Dra. Manuela Albuquerque, responsável pela Instituição, e recebemos um feedback positivo: as roupas anteriormente doadas chegaram ao destino pretendido, em bom estado, e as raparigas da instituição ‘adoraram as roupas’. Esperamos pela vossa contribuição, para continuar a ter SUCESSO, pois é sempre bom sentir que fazemos algo de positivo pelos outros!

Em relação à escolha da Instituição com a qual pretendemos colaborar num projecto de REINSERÇÃO SOCIAL, as circunstâncias não se têm demonstrado tão favoráveis como gostaríamos. O contacto com a Instituição FIAR não nos tem sido possível pelo que começámos a considerar outras hipóteses.

Sendo assim, após uma nova pesquisa, encontrámos outro tipo de Instituições consideráveis com as quais começámos a estabelecer contacto: os centros educativos (anteriormente também chamados ‘casas de correcção’).

No que toca aos novos contactos, estamos, neste momento, a elaborar um fax para enviar ao primeiro CENTRO EDUCATIVO a contactar: o Centro Educativo da Bela Vista.

No âmbito da REPORTAGEM FINAL, tomámos conhecimento da existência de uma instituição indispensável: o DGRS – Departamento Geral de Reinserção Social -, com o qual pretendemos estabelecer contacto e pedir colaboração (incluíndo uma possível entrevista sobre a realidade da Reinserção Social que se vive nos nossos dias em Portugal e as suas principais carências)

Outra instituição cujo contacto retirámos foi a Dianova, onde departamento de Reinserção Social se ocupa essencialmente de toxicodependentes. Embora não tenham sido os toxicodependentes o primórdio objectivo do nosso projecto, este contacto pode vir-nos a ser muito útil e estamos sempre abertos a conhecer novas realidades relacionadas com a Reinserção Social!

Relativamente à Comunidade Vida e Paz – uma das instituições sobre a qual nos informámos – temos também em consideração o facto de a virmos mais tarde a contactar. Para além do seu departamento de Reinserção Social que seria interessante conhecer, sabemos também que esta é uma instituição que tem vindo a colaborar com os Salesianos em vários aspectos e campanhas, o que é sempre um ponto a favor!

Por último – o Filipe – encarregue apresentar ao grupo reportagens, excertos, longas ou curtas-metragens, entre outros; que possam servir de modelo para a nossa reportagem, gravou em vídeo um documentário que aborda o grande tema do nosso trabalho! Assim como o documentário, iremos igualmente visualizar um filme – ‘Sleepers’ – que aborda a realidade de quatro adolescentes condenados a cumprir pena num Centro de Reabilitação Juvenil, onde são humilhados e maltratados, experiência que lhes deixa marcas para toda a sua vida. Considerámos muito pertinente dar-lhe a devida atenção para talvez mais tarde incluir excertos do mesmo na nossa reportagem!

Considerámos, então que, neste momento, o projecto está ‘a andar’ com bastante produtividade e esperamos continuar com o mesmo entusiasmo, criatividade e iniciativa com que chegámos até aqui!

1 comentário:

Andreia disse...

Uma boa iniciativa! Parabéns!