quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Conversa com a Dra. Tânia, Psicóloga Clínica

No dia 29 de Novembro de 2007 recebemos, com muito gosto, na nossa aula de Área de Projecto, a Dra. Tânia Gomes, Psicóloga clínica, que gentilmente se disponibilizou para falar um pouco sobre a sua experiência profissional – sendo que Psicologia é um curso em que algumas pessoas da turma estão interessadas – e, sobretudo, de interesse para o nosso grupo em específico, sobre a sua experiência no campo da Reinserção Social.

Foi bastante interessante ouvi-la, principalmente aquando da partilha da sua experiência no campo da Reinserção Social que incidiu essencialmente sobre toxicodependentes em regime prisional. Sempre com um clima informal, pudemos contactar e sentir-nos mais próximos da realidade sobre a qual estamos a elaborar um projecto e perceber o quão intimamente relacionadas estão a Psicologia e o Serviço Social, neste caso, a Reinserção Social.

A Dra. Tânia deu-nos, ainda, alguns contactos, e esclareceu-nos sobre instituições, nomeadamente os CATs – Centros de Atendimento aos Toxicodependentes, a Direcção-Geral de Reinserção Social do Ministério da Justiça, o Programa Vida/Emprego (programa específico para os toxicodependentes em recuperação), o IEPF – Instituto de Emprego e Formação Profissional – e o RVCC – Reconhecimento, Validação, e Certificação de Competências.

Sendo que um dos fundamentos da Reinserção Social é a integração harmoniosa das PARTES num TODO, dando a cada incluso as ferramentas e competências necessárias à sua reintegração na sociedade, é cada vez mais necessário melhorar as lacunas das estruturas da Reinserção Social, dado que esta é profundamente necessária à integração de indivíduos numa sociedade que, infelizmente, ainda peca pela discriminação, não-aceitação e falta de apoio a quem realmente merece uma nova oportunidade.

Agradecemos à Dra. Tânia por se ter disponibilizado para partilhar connosco um pouco da sua experiência!
Cláudia

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns! Pois tiveram a sorte e o privilégio de falar com uma grande senhora da psicologia, Tânia Gomes, que por acaso é uma grande amiga e também minha terâpeuta. Boa sorte para o vosso projecto, que todos um dia tenham a mesma grande visão e mentalidade aberta e o mundo será então um sítio melhor para se viver. Bem-hajam! Ruth

Joana Oliveira disse...

Bom dia, conheci a Dra. Tânia apenas por telefone, mediante um serviço que estava a contratar à minha empresa e tivemos uma grande empatia. O contacto teve de ser terminado e gostaria de saber quais os locais onde a Dra. Tânia exerce, pois gostaria muito de ser acompanhada por ela.

Obrigada.

Joana Oliveira